Montar
um texto clássico. Meu primeiro espetáculo profissional foi uma tragédia grega:
As Troianas, espetáculo de formatura
do CEFAR dirigido pelo saudoso Raul Belém Machado. Quase vinte anos depois voltar
ao trágico agora como diretor. O que significa dirigir uma tragédia grega nos
dias de hoje? Torná-la teatro. Aliás, acerca da teatralidade, Barthes diz,
entre outras coisas, se tratar do teatro menos o texto, de uma espessura de
signos e de sensações que se edifica em cena a partir do argumento escrito.
Tarefa difícil frente a um texto poderoso como o de Alfieri que nos serviu de
guia, mais difícil ainda se compararmos com o de Ésquilo, pai de todos os
autores trágicos. Revelar o teatro por trás do texto e descobrir conexões com
outros sistemas signícos foi, desde o início, a tarefa a que nos propusemos,
até mesmo para dar uma continuidade ao processo de pesquisa iniciado em O Poema do Concreto Armado, trabalho
anterior da companhia do qual tive a felicidade de participar como ator. A
direção teatral nunca é um trabalho individual, mas essencialmente coletivo,
pois para ela convergem as diversas criações de atores, cenógrafo, figurinista,
iluminador, dentre outros. Em Átridas fizemos quase tudo a muitas mãos. A
partir do desejo inicial de montar o texto clássico fomos acrescentando outros
desejos de textos, músicas e imagens. Um trabalho coletivo sim senhor ou, para
seguir a onda atual, colaborativo. Fomos tecendo em conjunto o texto qual
Penélope a espera de seu Ulisses (e também o desconstruindo na medida do
possível teatral) e também as cenas e a pesquisa corporal e o Aikidô e o
figurino figurando outros orientes e as músicas que todos queríamos cantar. E o
trabalho foi tomando corpo e agora já ansiamos pela segunda parte.
Alexandre ToledoEspetáculo inspirado na obra Agamenone do italiano Vittório Alfieri de 1788 (que por sua vez reescreve a tragédia grega original de Esquilo), e em diversos fragmentos de textos trágicos da atinguidade a contemporaneidade. Fábula sobre disputa pelo poder, repleta de intrigas, sedução, vingança e morte. Um espetáculo que pretende envolver e emocionar o espectador fazendo-o se sentir ao mesmo tempo enojados e seduzidos pelos desdobramentos da natureza humana.
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