sábado, 20 de outubro de 2012

Átridas – O Homem Morto na Banheira fica em temporada no Espaço Multiúso, de 26/10 a 4/11




Trupe de Teatro e Pesquisa inicia comemoração do aniversário de 20 anos com estreia de espetáculo no Sesc Palladium


BELO HORIZONTE (19/10/12) - A Trupe de Teatro e Pesquisa dá início às comemorações de seu 20° aniversário, estreando no Sesc Palladium o espetáculo Átridas – O Homem Morto na Banheira, que ficará em temporada no Espaço Multiúso, de 26 de outubro a 4 de novembro. A peça tem direção de Alexandre Toledo e é inspirada em textos trágicos a partir do mito grego de Agamêmnon.

O espetáculo é uma tragédia com linguagem cênica contemporânea baseada no mito grego da família dos Átridas, a partir das tragédias de Ésquilo, 485 a.C. e de Vittório Alfieri, de 1783, além de fragmentos de textos atuais e antigos. Um espetáculo que utiliza técnicas multimídia para contar o conflito familiar e os acontecimentos pós-guerra, iniciados com o retorno vitorioso do Rei Agamêmnon da guerra de Tróia. Clitemnestra, sua esposa, trama junto a seu amante, Egisto (primo de Agamêmnon), a morte do Rei.

“O homem é naturalmente trágico. Essa foi a grande inspiração para o trabalho desenvolvido no espetáculo Átridas – O Homem Morto Na Banheira. Foi a partir dessa premissa que buscamos, inicialmente, costurar referências tão diversas como Ésquilo e O’Neal, Sêneca e Yourcenar, Shakespeare e Heiner Muller, até chegarmos ao texto de Alfieri. A segunda questão enfrentada foi: como colocar esse texto em cena? Não pretendemos negá-lo, mas descortinar sua poesia e atualidade lançando mão de diversos recursos artísticos: palavra, música e vídeo. Toda obra teatral é uma confluência de várias linguagens”, pontua Alexandre Toledo, diretor do espetáculo.

TRUPE DE TEATRO E PESQUISA

A Trupe de Teatro e Pesquisa foi criada em 1993. Não é uma empresa e sim o nome fantasia utilizado por um grupo de artistas/criadores que, há mais de quinze anos, vem atuando em Belo Horizonte e se afirmando no meio teatral, conciliando no seu trabalho, a pesquisa, a busca por uma estética própria, o ecletismo e uma dramaturgia cênica contemporânea sem, contudo, deixar de se inserir no circuito comercial teatral. Já participou de inúmeros festivais de teatro e cultura, tanto em Minas Gerais, como em outros estados brasileiros. Nesses vinte anos de existência, a Trupe contou com a participação de muitos integrantes e diversos artistas convidados que participaram de vários trabalhos realizados. Ao todo, foram sete espetáculos, sendo que alguns ainda continuam em repertório.

FICHA TÉCNICA

Em cena: Jader Corrêa (Egisto), Pauline Braga (Clitemnestra), Yuri Simon (Agamêmnon), Alice Corrêa (Electra). Direção: Alexandre Toledo. Texto (inspiração): Vittório Alfieri. Tradução e dramaturgia: O Grupo. Preparação em canto e arranjos vocais: Leo Mendonza. Seleção Musical: O Grupo. Preparação de ator: Iolene Di Stéfano. Preparação em aikido: Eugênio Macêdo. Cenografia: Heleno Polisseni. Figurino: Jader Corrêa. Iluminação: Enedson Gomes. Programação Visual: Id3. Edição de Imagens e vídeo instalação: Antonnione Franco. Divulgação: Beto Plascides - Insight Comunicação e Cultura. Coordenação de produção: Yuri Simon. Produção: Trupe de Teatro e Pesquisa.

SERVIÇO

Evento: Espetáculo Átridas – O Homem morto na banheira, da Trupe de Teatro e Pesquisa.
Data: 26/10 a 04/11/2012 (sexta a domingo).
Local: Espaço Multiúso do Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro).
Horário: Sextas e sábados às 21h. Domingos às 20h.
Classificação: 14 anos.
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

Um comentário: