domingo, 27 de maio de 2012

JUSTIFICATIVA


Ao refletirmos sobre a tragédia, vemos que ela tem uma significação muito mais ampla do que simplesmente provocar o terror e a piedade. A reflexão sobre o sentido e o lugar da tragédia grega no contexto da cena teatral moderna e pós-moderna vem sendo desenvolvida por  estudiosos  de  diversos países. Encenar as tragédias em pleno século XXI é um desafio. Séculos nos separam do mundo grego e de suas formas de performance. Mas nada se torna mais atual que a tragédia. Isso porque o sentimento do trágico está no coração do homem e, como tal, não deixa de atingir a nossa existência de modo mais profundo.

A renovação do teatro contemporâneo se dá também por um retorno à tragédia grega, visto como o teatro das origens e a própria origem do teatro. Talvez, em função mesmo desta posição paradoxal e da abertura para a diversidade de sentidos presente no texto antigo, a tragédia foi, progressivamente, afirmando-se como fonte de renovação cênica, até se mostrar como um teatro experimental inserindo na encenação elementos ou signos próprios da sociedade atual.



Se hoje vamos aos terapeutas para aliviar nossas dores da alma; os gregos, na tradição clássica, iam ao teatro e, além de expurgarem suas próprias dores no palco, deparavam-se também com o prazer da emoção artística, ensejando bem o chamado efeito catártico, a purificação da alma, fim primeiro da tragédia grega. A tragédia apóia-se em conflitos humanos universais que atormentaram os homens de ontem e atormentam igualmente os homens de hoje. Em pleno século XXI, em toda parte do mundo, ainda se toma de empréstimo ou se recebe de presente dos gregos, um tema, uma personagem, um herói, ou um elemento trágico, a herança advinda das obras gregas, com o poder da força primitiva.

As possibilidades de encenações contemporâneas de tragédias gregas apontam para diversas questões relativas ao fazer artístico da atualidade, desde a participação do espectador, identidade cultural, atualização dos temas gregos em função das condições culturais da sociedade, formas de organização do espaço, re-escritura e adaptação de temas trágicos, entre outros. A possibilidade de discutir o modo como o próprio espaço cênico contribui para estabelecer o sentido do trágico está ligado ao nosso interesse de encenação. Neste movimento, buscaremos também identificar o modo como o espaço da tragédia poderá trazer questões relativas a uma percepção ou vivência contemporânea do trágico. Isto significa dialogar com questões como a relação entre caos e ordem, os espaços simultâneos, os espaços fragmentados, a polifonia do espaço, o espaço efêmero, entre outros. Assim, um dos temas mais problemáticos da arte contemporânea ganha relevo: o espaço.

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